Azores Bravos Trail 2024
Azores Bravos Trail 2024
Azores, Portugal
5
out 2024
Trail
Inscrição
Percursos
100 KM
65 KM
35 KM
Caminhada 15KM
15 KM

AzBT 100KM

 
A partida da prova de Endurance inicia-se no Miradouro do Facho, na Praia da Vitória.
Seguindo o percurso de ascensão à Serra do Cume, o que resta de um dos maiores vulcões do arquipélago, no seu topo, os atletas podem observar o cenário idílico da extensa cratera, com as vedações de basalto a desenharem uma imensa Manta de Retalhos, criando assim uma das mais icónicas e bonitas paisagens dos Açores.
Ao longo do trilho oficial da ‘Passagem das Bestas’, marcados na rocha os rodados das imensas carretas por ali passadas, a magnífica Caldeira de Guilherme Moniz aproxima-se pela primeira vez.
Serpenteando diversos pastos e alcançando o ponto mais alto do Pico do Boi, inicia-se a descida até aos greens do Clube de Golfe, seguindo posteriormente o percurso por entre as Matas da Agualva até ao ponto de encontro da prova dos 65K.

(e o próximo capítulo continua na prova seguinte…)
Para veres todas as infos dos 100KM, visita: 
AzBT 100K Endurance


AzBT 65KM


A partida da prova Longa começa no centro da freguesia da Agualva. Percorrendo o trilho linear que liga os antigos moinhos da ribeira, os atletas da prova Longa entram nas densas Matas da Agualva até entroncarem na bifurcação da prova de Endurance, local da subida até à zona da Terra Brava e que os levará a um dos monumentos naturais da Ilha Terceira, o Algar do Carvão.
Preparados para descer e subir uma escadaria de betão ao longo da extensão total de pouco mais de 300 metros e mais de 330 degraus, os atletas podem observar, olhos nos olhos as entranhas da Terra na Ilha Terceira, visitando o interior do vulcão e olhando de espanto para tudo o que o rodeia. Mas não se esqueça que está numa prova de corrida e que tem de continuar o seu percurso, não se deixando perder por entre as belezas que não viu ao descer.
Segue-se o encantado e apaixonante trilho dos Mistérios Negros, com a sua esplêndida paisagem e marcado pelos domos traquíticos de cor negra e carência de vegetação, resultante da erupção vulcânica de 1761.
Em breve o trilho fica para trás e a longa descida, cerca de 11 Km, até aos Biscoitos, com o entorno paisagístico da cultura do vinho, dará início a um novo capítulo … a travessia Norte-Sul da Ilha Terceira.

(e o próximo capítulo continua na prova seguinte…)

Para veres todas as infos dos 65KM, visita: AzBT 65K Ultra


AzBT 35KM

A saída da prova de Trail dos 35Km seguirá a deslumbrante zona costeira dos Biscoitos entrando posteriormente em trilhos de natureza cerrada e de caminhos agrícolas, ascendendo cerca de 12 Km até ao miradouro da Rocha do Chambre, local ex-libris do Azores Bravos Trail, que merecidamente ganhou lugar no nosso coração.
A evolução dos atletas seguirá, maioritariamente, por trilhos e campos de pastagem, subindo por uma das encostas da Caldeira Guilherme Moniz, que alberga diverso gado bravo por entre as suas pastagens.
Chegados ao topo da Serra do Morião, a vista deslumbrante sobre Angra do Heroísmo, com os seus Monte Brasil e Oceano Atlântico a envolvê-la, serão o último fôlego de saudade do Azores Bravos Trail e a preparação para a descida até à cidade Património Mundial da UNESCO e, por duas vezes, capital de Portugal.


(e o próximo capítulo continua na prova seguinte…)
Para veres todas as infos dos 35KM,visita: 
AzBT 35K Trail




     

AzBT Caminhada

A Caminhada segue o mesmo percurso da prova Sprint e começa junto à Igreja da freguesia do Posto Santo. Apesar da distância ser menor, esta mantém a exigência e desafios das outras provas.
Os atletas seguem a primeira subida ao longo da Grota do Medo, convergindo para o mesmo ponto de união de todas as provas na Serra do Morião, descendo posteriormente na Canada do Breado até às “portas” de Angra do Heroísmo, a Nasce Água.
Chegados ao Alto da Memória (ou Outeiro da Memória), o colorido do Jardim Duque da Terceira está aos pés dos atletas. Toda a descida até ao centro da cidade Património Mundial faz-se dentro do jardim, com variadas espécies exóticas. A meta está já ali!
Atravessando as ruas históricas da mais bela cidade açoriana, a passagem pela Fortaleza São João Batista e o entrar no Parque Municipal do Relvão é o culminar de uma prova cheia de emoções, cheiros, imagens, proeza e coragem. É o terminar de uma prova em que desejamos voltar e em que as saudades já nos batem à porta.


Para veres todas as infos da Caminhada, visita: AzBT Caminhada


AzBT 15KM

O percurso dos 15km com partida junto à Igreja do Posto Santo, evolui ascendentemente ao longo da Grota do Medo, até ao cume da Serra do Morião, que, setentrional à Cidade de Angra do Heroísmo, oferece uma perspetiva verdadeiramente cénica não só da Cidade Património da Humanidade, mas também de todo o seu entorno terrestre, com a Serra da Ribeirinha e Monte Brasil em destaque, e oceânico, com os Ilhéus da Cabras e possibilitando, em dias de boa visibilidade, contemplar as ilhas de São Jorge e do Pico no horizonte.


Para veres todas as infos dos 15KM, visita: AzBT 15K Sprint