CAMINHADA DO BARROSO 2022
CAMINHADA DO BARROSO 2022
Montalegre, Portugal
3
set 2022
4
set 2022
Atletismo
Percursos
Caminhada / 3 Setembro
Caminhada / 4 Setembro
Caminhada / 3 e 4 Setembro

Sábado dia | 3 de Setembro de 2022

Pitões das Júnias 

É uma aldeia situada a cerca de 1200 metros de altitude, no norte de Portugal, Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real e região de Barroso. Totalmente inserida no Parque Nacional Peneda-Gerês, a sua origem é desconhecida em parte mas muitas vezes se confunde com a do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, monumento classificado como Monumento Nacional em que o atual mosteiro e seu templo anexo foram erguidos durante a primeira metade do século XII, antes mesmo da fundação da nacionalidade.

Herdeira natural da velhíssima freguesia de São Vicente do Gerês, nas profundezas do rio Beredo, que recebe águas de vários ribeirinhos na montanha, Pitões é a povoação mais alta de Barroso, na cota dos 1100 metros.

Este facto contribuiu em grande medida para a elevada qualidade do presunto e fumeiro desta localidade.
Sempre foi conhecida por ser terra de gente lutadora e mesmo guerreira: não resistiu à destruição do Castelo, nem do Mosteiro, nem da sua "república ancestral" (conjunto de normas comunitárias e democráticas dos seus habitantes) mas resistiu aos Menezes, condes da Ponte da Barca, a quem um rapaz de casa do Alferes foi raptar uma filha com a qual casou e resistiu à pilhagem e assaltos sistemáticos que os Castelhanos organizavam durante a guerra da Restauração.

Hora de Saída: 9h00 

Hora Prevista Caminhada: 2h30

Distância: 9Km

Grau de Dificuldade: Médio


Domingo dia | 4 de Setembro de 2022

Vilar de Perdizes

Mas a riqueza continua no que sabemos da sua igreja de São Miguel e no Solar, que foi berço de filhos de algo, e junto do qual floresceram o Hospital e a Capela de Santa Cruz, destinados a prestar apoio físico e espiritual aos peregrinos de Santiago de Compostela e do Cristo de Ourense que por ali passavam, vindos dos lados de Chaves Alto Douro, Beiras e Castela.


Modernamente Vilar de Perdizes entra na moda das notícias televisivas por apadrinhar um evento sócio-cultural que é o Congresso de Medicina Popular. Admira que alguns, ditos intelectuais, lancem farpas ao dito como se estivéssemos ainda no século VI, do São Martinho de Dume, a combater pagãos e as heresias dos maniqueístas e arianos... Recusamo-nos a que nos lancem o anátema de pagãos e hereges pelo facto de querermos alcançar, enquanto é tempo, os saberes (no campo da farmacologia, da medicina e das tradições) dos nossos avós!
Esperemos que a gente de Vilar continue a acarinhar as ervas com que se fazem mezinhas, defumatórios, infusões e chás que nos debelam as dores do corpo e nos dulcificam as dores do espírito!
Estão em fase de conclusão os roteiros arqueológico e do contrabando, que a pé e a cavalo de burros irão permitir a visita aos locais que melhor defendem a identidade de Vilar de Perdizes.


Hora de Saída: 9h00

Hora Prevista Caminhada: 2h30

Distância: 9Km

Grau de Dificuldade: Médio

© 2024 StopAndGo. All rights reserved.